Segurança Alimentar

O Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE colabora na prevenção da COVID19

O Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE colabora na prevenção da COVID19  Laboratório de Microbiologia – Projeto “Mãos Limpas”

Desde 2013, o Laboratório de Microbiologia, Unidade laboratorial do Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE, através do Projeto “Mãos Limpas” colabora com a comunidade escolar de modo a contribuir de forma interativa e participativa para a conscientização da importância da lavagem das mãos, pois trata-se de uma medida de proteção individual e comunitária que contribui para a prevenção de contaminações cruzadas e infeções, nomeadamente de origem alimentar.

Neste contexto os técnicos do laboratório de microbiologia da ASAE vão às escolas realizar, com as crianças e adolescentes, uma atividade experimental em que a contaminação das mãos é visualizada pela observação do desenvolvimento in vitro dos microrganismos presentes nas mãos de cada um.

Desde sempre que o Projeto “Mãos Limpas” reforçou a importância fulcral de uma correta higienização das mãos na prevenção de infeções, pelo que, com o início da epidemia pelo novo coronavírus, desde janeiro, este foi tomado como exemplo da importância desta ação de higienização e desinfeção das mãos na prevenção da contaminação.

As ações de prevenção têm muitas vezes a dificuldade da falta de resultados imediatos, sendo que no momento atual, de pandemia de COVID-19, o resultado da lavagem e desinfeção das mãos como medida preventiva apresenta-se mais claro aos olhos de todos.

Existe a perceção real de que a maioria dos microrganismos existentes nas mãos não são patogénicos ou apresentam baixa patogenicidade, contudo, tornou-se evidente que microrganismos com elevada patogenicidade podem aparecer de forma extemporânea na comunidade. Este facto tornou evidente a importância da higienização das mãos.

O Projeto “Mãos Limpas” está assim a colaborar com a comunidade escolar, desde janeiro até ao início do estado de emergência, na prevenção da COVID-19, com o foco na imprescindível mudança de comportamentos, que se apresenta evidente no momento atual, mas que será necessário que perdure no futuro próximo para a prevenção desta pandemia. Terá igualmente papel na prevenção de todo o tipo de contaminações cruzadas numa abordagem integrada da promoção da saúde e do bem-estar individual, comunitário e social em toda a nossa vida.

Este projeto que se enquadra na educação para a saúde com uma importante componente de comunicação dos riscos, integra-se ainda no âmbito da responsabilidade social da ASAE e já abrangeu 69 escolas e cerca de 11.570 alunos, do 1º ao 3º ciclo de escolaridade e ainda 530 adultos da comunidade escolar (pais e funcionários das escolas).

ASAEnews nº 120 – junho 2020


Artigo retirado de : https://www.asae.gov.pt/newsletter2/asaenews-n-120-junho-2029/orio-de-seguranca-alimentar-da-asae-colabora-na-prevencao-da-covid19.aspx em 06-10-2020.