Curso Técnico Superior de Segurança, Ambiente e Qualidade, ação 58

Certificado pela ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho

Resumo

O curso de Técnico Superior de Segurança, Ambiente e Qualidade possui todos os módulos e carga horária do curso de Técnico Superior de Segurança no Trabalho mas é lhe acrescido um módulo de Sistema de Gestão da Qualidade e outro de Sistema de Gestão Ambiental com duração de 30 horas, respetivamente.

O curso de Técnico Superior de Segurança Ambiente e Qualidade confere o Titulo Profissional/ CAP de Técnico Superior de  Segurança no Trabalho – TSST,  emitido pela ACT – Autoridade pelas Condições de Trabalho.

O curso de Técnico Superior de Segurança no Trabalho, TSST, decorre em regime B-Learning, com sessões assíncronas (auto-estudo) e algumas síncronas na plataforma Teams.  As sessões síncronas serão realizadas em horário pós-laboral, não são de presença obrigatória e serão gravadas para  poderem ser visualizadas mais tarde.
A Prática em Contexto de Trabalho é realizada presencialmente numa entidade/empresa na zona de residência do formando. A Forseguro assegura estágios a todos os formandos que se encontram desempregados ou que não possam desenvolver a PCT na empresa onde exerce funções próximo da residência do formando.

Duração

600 horas - 480 horas em e-learning + 120 horas PCT

Preço

385 € (Pronto pagamento)
3 prestações x 135 €

O curso de Técnico Superior de Segurança, Ambiente e Qualidade, confere o Titulo Profissional (CAP) de Técnico Superior de Segurança no Trabalho e segue o referencial de formação preconizado pela ACT, em termos de conteúdos programáticos e respetiva carga horária:

1: Legislação, Regulamentos e Normas de Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho (40 horas)
2: Estatística e Fiabilidade (30 horas)
3: Gestão da Prevenção (20 horas)
4: Higiene do Trabalho (60 horas)
5: Psicossociologia do Trabalho (20 horas)
6: Segurança do Trabalho (60 horas)
7: Gestão das Organizações (20 horas)
8: Ergonomia (30 Horas)
9: Técnicas de Informação, de Comunicação e de Negociação (20 horas)
10: Organização de Emergência (40 horas)
11: Concepção e Gestão de Formação  (20 horas)
12: Avaliação dos Riscos Profissionais (30 horas)
13: Controlo dos Riscos Profissionais (30 horas)
14: Gestão da Qualidade (30 horas)
15: Gestão Ambiental (30 horas)
Prática em contexto de trabalho (120 horas)

O curso de Técnico Superior de Segurança, Ambiente e Qualidade tem como objetivo, transmitir aos participantes uma formação nos domínios da Segurança e Saúde no Trabalho e adquirir conceitos e aptidão  necessária para desenvolver, coordenar e controlar as atividades de prevenção e proteção contra riscos profissionais conforme a lei 42/2012 de 28 de agosto. Permite também desenvolver competências nos domínios da qualidade e ambiente porque são complementares à Segurança e Saúde no Trabalho

Empregados e desempregados com habilitações de nível superior (bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento), com interesse e motivação pelas atividades de Segurança do Trabalho.

–  Em caso de habilitações obtidas no estrangeiro deve ser  apresentado um documento de reconhecimento de grau académico ou de equivalência de habilitações, conferido por uma instituição de ensino portuguesa ou Direção Geral  do Ensino Superior (DGES).

O curso de Técnico Superior de Segurança, Ambiente e Qualidade possui uma elevada empregabilidade, sendo bem aceite pelas entidades empregadoras. Durante o curso são realizados diversos exercícios práticos para aproximar o contexto de formação ao contexto real de trabalho.

No final da formação, a Forseguro assegura a todos os formandos um local de estágio para a realização da PCT. Serão estabelecidos contactos com diversas empresas parceiras e/ou a indicar pelo formando de acordo com a sua preferencia e área de formação.
Seguem-se algumas empresas parceiras, que costumam acolher os nossos formandos:

PCT

O Certificado  é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10 valores, numa escala de 0 a 20 valores, sendo válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Tratado de Bolonha.

Os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS de acordo com o regulamento de creditação de formação. O regulamento  vigente em cada instituição de ensino superior, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento),conforme o disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, retificado pela Declaração de Retificação n.º 81/2009, de 27 de outubro, e Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, com republicação.

  • Estágio garantido no final do curso com apoio de um orientador da Forseguro. O apoio será feito telefonicamente, videoconferência ou email.
  • Curso com elevada componente prática simulando as condições reais de trabalho e muito valorizada posteriormente na prática em Contexto de Trabalho pelas empresas.
  • Curso com elevada taxa de empregabilidade. Os formandos inquiridos que concluíram esta formação, afirmaram que o curso reforçou a sua empregabilidade nas áreas da Segurança do Trabalho, Ambiente ou Qualidade.
  • Apoio e contacto permanente diário com formadores e coordenação do curso.
  • Formadores com elevada experiência pedagógica e profissional na área.