Resumo
Sem cor nem cheiro, o gás radão só pode ser detetado com recurso a uma medição. Uma avaliação decisiva perante os riscos que levanta para a saúde humana na sequência de uma longa exposição. A Organização Mundial da Saúde adverte que o gás radão é a segunda causa de morte por cancro do pulmão, depois do consumo de tabaco. O granito encerra elevadas quantidades deste gás tanto nos solos como em materiais de construção de habitações.
O radão é libertado para o ar através de fissuras e fendas, produzindo partículas radioativas. Ao serem retidas nas vias respiratórias aumentam o risco de cancro do pulmão. E o maior perigo está dentro das habitações, uma vez que ao ar livre o gás é facilmente disperso na atmosfera.
Duração
Preço
OBJECTIVOS GERAIS
No final deste curso os participantes saberão avaliar a exposição ao gás radão bem como conhecerão as práticas de mitigação da exposição a este gás radioativo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Em termos de competências específicas, pretende-se que no final do curso os formandos sejam capazes de:
✓ Alertar para a problemática de contaminação de sistemas de água e ar por radão, dando a conhecer os requisitos normativos e legais.
✓ Identificar os principais riscos associados à presença de radão em Sistemas de água e ar, fontes de contaminação;
✓ Aplicar a metodologia de Controlo e Gestão do Risco na exposição do gás radão;
✓ Conhecer e aplicar soluções de Mitigação e remediação nos edifícios.
MÓDULO 1 – Enquadramento e Legislação (6h)
✓ Apresentação – Radiação
✓ Radão – O que é, e onde podemos encontrar radão?
✓ Radão – Efeitos na Saúde
✓ Decreto-lei 108/2018, 3 de dezembro,
✓ APA e o Plano Nacional do radão.
MÓDULO 2 – Metodologia de avaliação à exposição do radão (6h)
✓ Obrigações do Empregador para a exposição ao gás radão
✓ Níveis de referência
✓ Monitorização radiológica de circuitos de água e ar – Amostragem, análise e identificação de
zonas de risco
✓ Metodologia AMAR
MÓDULO 3 – Medidas preventivas e de remediação em edifícios (8h)
✓ Métodos preventivos
✓ Métodos corretivos
✓ Métodos por diferença de pressões
✓ Métodos por Filtração
✓ Métodos por Ventilação
O curso destina-se a:
✓ Técnicos de Segurança no Trabalho
✓ Construtores, Empreiteiros e diretores de obra
✓ Engenheiros civis e Arquitetos
✓ Responsáveis autárquicos
✓ Professores e diretores de escolas
✓ Público em geral
O Certificado é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10 valores, numa escala de 0 a 20 valores. Os certificados são emitidos através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a a Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho.
Este curso será ministrado pelo Formador:
Rolando Costa – Licenciado em Biologia, Especialização em Saúde e Higiene no Trabalho (1440 Horas), Especialização Técnico Superior de Gestão Integrada Qualidade, Ambiente e Segurança (800 Horas), Pós graduação Lean Management. Desempenha Funções de Técnico Superior de Segurança no Trabalho, Formador/Consultor SST e HACCP desde 2007.
- Este curso tem o apoio do formador, que esclarecerá as suas dúvidas por mensagem, através da plataforma Teams, onde poderá colocar as suas questões a qualquer momento durante a duração do curso.
- O curso encontra-se estruturado em sessões, que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
- Pode aceder às sessões a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
- As aulas são disponibilizadas todas no início do curso, podendo frequentar cada sessão desde o dia em que é disponibilizada até ao último dia de formação indicado no cronograma.
- Pode ainda interromper uma sessão a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentá-la quantas vezes desejar.
- Poderá efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
Próximas ações de formação: