Avaliação e Controlo de Riscos na Movimentação Manual de Cargas

A movimentação manual de cargas é qualquer uma das seguintes atividades, executada por um ou diversos trabalhadores: levantar, agarrar, abaixar, empurrar, puxar, transportar ou deslocar uma carga. Os acidentes e os problemas de saúde, como doenças associadas as lesões musculoesqueléticas podem ser prevenidos através da eliminação ou, pelo menos, da redução dos riscos de movimentação manual de cargas. Os empregadores devem avaliar os riscos para a segurança e saúde dos seus trabalhadores, tais como riscos associados à MMC. Existem vários métodos para  avaliar os riscos na MMC como o método de Kim ou NIOSH.

Duração

30 Horas

Preço

96 €

No final da ação os formandos ficarão aptos a:

  • Reconhecer os riscos inerentes à movimentação manual de cargas e as medidas de prevenção respetivas
  • Descrever os procedimentos conducentes à operação, em segurança, dos equipamentos auxiliares de movimentação de cargas
  • Implementar métodos de avaliação de riscos na movimentação manual de cargas: Método KIM e NIOSH

1.Introdução à movimentação Manual de Cargas

2. Lesões músculo esqueléticas associadas à movimentação de Cargas

3.Equipamentos auxiliares de movimentação manual de cargas

– Porta paletes manual

– Porta paletes elétrico

4.Métodos de Avaliação de Riscos na Movimentação Manual de Cargas

–  Método de KIM

– Método NIOSH

  • Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação.

Integra este curso, um formador, Licenciado em Engenharia,  devidamente qualificado e certificado para o desenvolvimento da atividade formativa, com experiência profissional e pedagógica, superior a 20 anos,  em  segurança e saúde no trabalho.