Avaliação e Controlo do Ruído, Vibrações e Ambiente Térmico

Os riscos físicos ( ruído, vibrações e ambiente térmico) são efeitos gerados por máquinas, equipamentos e condições físicas, caraterísticas do local de trabalho que podem causar danos à saúde do trabalhador. Os agentes físicos encontram-se subdivididos em: ruído, vibrações, ambiente térmico e radiações ionizantes e não ionizantes.

A exposição ao ruído pode causar surdez, fadiga, irritabilidade, alteração de ritmos cardíacos, perturbações gastrointestinais, etc. As vibrações podem conduzir a problemas articulares, alterações neurovasculares, problemas urológicos e problemas na coluna.

Os sintomas vulgarmente associados ao ambiente térmico quente são a desidratação, fadiga física, distúrbios neurológicos e problemas cardiovasculares. No ambiente térmico frio são as feridas, gretas e necrose da pele, agravamento das doenças reumáticas e problemas respiratórios.

Os trabalhadores expostos a vibrações podem apresentar um aumento dos limites da sensibilidade tátil e térmica, bem como uma redução da destreza manual.

O curso de Avaliação e Controlo de Ruído, Vibrações e Ambiente Térmico, visa dotar os participantes de competências para utilizar sistemas e métodos de medição para a avaliação do ruído, vibrações e ambiente térmico.

Duração

30 horas

Preço

96 €

Pretende-se que no final do curso de formação, os formandos sejam capazes de utilizar sistemas e métodos de medição para a avaliação do ruído, vibrações e ambiente térmico.

  1. Ruído – 10 horas
  2. Vibrações – 10 horas
  3. Ambiente Térmico – 10 horas
  • Todos os potenciais interessados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área de formação.
  • Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua, e que tenham exercido a atividade por um período mínimo de dois anos, durante a validade do respetivo título profissional.

A Formação será ministrada em regime de E-learning.

Dadas as características deste curso, aprendizagem em qualquer lugar, em qualquer hora, com alunos em fusos horário diferentes, com horários de trabalho bem distintos, e com acessibilidades de Internet bem distintas (o acesso vídeo exige velocidade de processamento e velocidade de Internet muito melhor nos computadores), as aulas serão maioritariamente assíncronas, em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada formando.

Haverá algumas sessões síncronas durante a formação a agendar de acordo com a disponibilidade dos formadores. O objetivo destas sessões síncronas consistirá no esclarecimento de dúvidas dos formandos e reforço de algumas competências a adquirir por parte dos mesmos.

  • Este curso terá apoio dos formadores, que esclarecerá as suas dúvidas por mensagem através da plataforma Teams, onde poderá colocar as suas questões a qualquer momento durante a duração do curso.
  • O curso encontra-se estruturado em sessões, que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
  • Poderá aceder às sessões a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
  • As aulas são disponibilizadas todas no início do curso, podendo frequentar cada sessão desde o dia em que é disponibilizada até ao último dia de formação indicado no cronograma.
  • Pode ainda interromper uma sessão a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentá-la quantas vezes desejar.
  • Poderá efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir
  • No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso realize pelo menos 80% dos elementos de avaliação do curso (trabalhos, testes de avaliação) e tenha avaliação final positiva.
  • Esta formação é certificada e, como tal, a emissão do certificado é feita através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) do Estado Português e as competências desenvolvidas são registadas na caderneta de competências.

Próximas ações de formação:

08/01/2024 22/01/2024
05/02/2024 19/02/2024
04/03/2024 18/03/2024
08/04/2024 22/04/2024
06/05/2024 20/05/2024
03/06/2024 17/06/2024