Recursos Humanos - Processos de Recrutamento, Seleção e admissão

O Recrutamento e Seleção é uma área de Recursos Humanos que tem como objetivos  atrair, escolher e contratar a pessoa certa para uma vaga de emprego. O técnico de recursos humanos  avalia os candidatos  por meio de entrevistas,  testes de competências e fit cultural.

Um processo de recrutamento e seleção eficaz é fundamental para  um bom planeamento estratégico da empresa porque garante à  empresa uma equipa de profissionais altamente capacitadas, produtivas, com valores compatíveis com os da organização, dispostas a melhorar continuamente, garantindo o sucesso da empresa na obtenção de vantagens competitivas.

Duração

25 Horas

Preço

78 €

1.Técnicas de recursos humanos

    • A diferença entre recrutar e selecionar
    • Necessidades de recrutamento
      • Diferentes tipos de recrutamento (externo e interno)

2.Fases do recrutamento e seleção

        • Diversas fontes de recrutamento (anúncios, bolsa de candidaturas, contactos, sites e outros)
        • Fases e instrumentos de seleção
          • Triagem curricular
          • Os testes e as entrevistas
          • Comunicação de resultados

3. Curriculum Vitae

  • Elaboração de CV
  • Modelos de CV

4. Admissão de pessoal

    • Acolhimento na empresa
    • Abertura do processo
    • Processos individuais de pessoal

5. Base de dados do pessoal

    • Organização e Manutenção

No final da formação os formandos deverão ser capazes, de forma correta, de:

– Identificar os diferentes tipos de necessidades de recrutamento

– Distinguir as diversas fases do recrutamento e seleção

– Implementar técnicas de admissão do pessoal em termos de acolhimento na empresas e abertura do processo individual

– Organizar e efetuar a manutenção de bases de dados do pessoal

  • Todos os interessados com necessidade de desenvolver os seus conhecimentos e competências nesta área.

Integra esta formação, um formador licenciado em Gestão, com elevada experiência profissional e pedagógica em Gestão de Recursos Humanos.

  • Este curso tem apoio do formador, que esclarecerá as suas dúvidas por mensagem através da plataforma Teams, onde poderá colocar as suas questões a qualquer momento durante a duração do curso.
  • O curso encontra-se estruturado em sessões, que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
  • Pode aceder às sessões a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
  • As aulas são disponibilizadas todas no início do curso, podendo frequentar cada sessão desde o dia em que é disponibilizada até ao último dia de formação indicado no cronograma.
  • Pode ainda interromper uma sessão a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentá-la quantas vezes desejar.
  • Poderá efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
  • No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso realize pelo menos 80% dos elementos de avaliação do curso (trabalhos, testes de avaliação) e tenha avaliação final positiva.
  • Esta formação é certificada e, como tal, a emissão do certificado é feita através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) do Estado Português e as competências desenvolvidas são registadas no Passaporte Qualifica.

Próximas ações de formação:

Início imediato após validação da inscrição por parte da coordenação.